Isaque e Ismael: irmãos semeados pela falta de fé



Por Fernando Jesus* 

            A Bíblia está repleta de lições. Uma das que eu mais me admiro, e sempre tenho algo a aprender, é a história de Abraão. Tudo começa quando Deus o chama do meio de um povo idólatra para que fosse até a terra onde Ele o enviasse, terra essa onde mana leite e mel. Abraão creu e obedeceu. Deus lhe prometeu que lhe daria um filho, e através desse filho surgiria uma grande nação.
            Só que ele era avançado em idade, e sua mulher, Sara, era estéril. Os anos se passaram e Sara não engravidou. Então ela pediu que Abraão tivesse um filho com sua serva Agar. Abraão assim sucedeu. Nasceu um menino que foi chamado de Ismael. Sara teve ciúmes de Agar. Uma mulher estéril (para muitos povos antigos) é uma vergonha para a família. Sara ficou enciumada de Agar e de seu filho, por isso mandou que seu esposo a expulsasse. Agar foi morar sozinha com o filho no deserto. O alimento acabou, a fome apertou e Agar não sabia o que fazer. O autor de Gênesis relata que ela deixou o filho distante de sua pessoa no deserto para não vê-lo morrer de fome e sede. O choro da criança moveu o coração de Deus. O Eterno falou a Agar que de Ismael descenderia um povo de guerreiros que seriam temidos e odiados por muitos.
            Sara deu a luz à Isaque, como o Senhor havia anunciado a Abraão. A benção maior dos filhos recai sobre o primogênito (o primeiro filho), segundo a tradição dos povos antigos. De Isaque vieram os judeus (israelitas) e de Ismael os povos árabes (palestinos, etc). A benção e prosperidade são do primogênito (Ismael), mas Isaque não é o legítimo?
            Os atritos no Oriente Médio entre judeus e povos árabes começaram anos atrás quando uma mulher não teve fé, não confiou em Deus. Seu nome é Sara. Sua falta de fé, aliada a uma decisão precipitada fez com que dois irmãos se matassem até os dias de hoje. O sangue de muitos inocentes tem sido derramado por séculos em meio à batalha dos irmãos Isaque e Ismael.
            Isaque é inteligente, forte, poderoso. Ismael também, e é guerreiro, temido, odiado. A batalha a cada ano aumenta. Terá fim? Sim. As nações da terra se juntarão contra Isaque, contra Israel (a batalha do Armagedon) e o Messias retornará para salvá-los e governar o mundo. Mas essa história é longa. Guarde somente uma lição de tudo isso: falta de fé e decisões precitadas mudam o curso não somente de tua vida, mas de muitas pessoas. Ou também duvida?

*Fernando Jesus  é secretário de missões da  Assembléia de  Deus