A Misericórdia de Deus




Não há e nunca existiu homem que pode reclamar a misericórdia de Deus por mérito. As Escrituras concluem: “... Visto que todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus” (Romanos 3:23).  As Escrituras do Velho Testamento mostram repetidamente os pecados do povo com afirmações tais como “nós pecamos, pecamos contra o senhor”, (1 João 1:10) diz: “Se dissermos que “não pecamos”, fazemos dele um mentiroso, e a sua palavra não está em nós”. E nos é dito (1 João 3:8), “Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio”. 

O pecado é definido como “transgressão da lei” de Deus, nos mostra em suas Escrituras (1 João 3:4).  O povo do Velho Testamento tinha uma lei, dada por Deus através de Moisés e dos profetas. Ninguém guardou a lei e pecaram ao transgredi-la. O povo, agora vive sob a Graça do Novo Testamento dada por Deus através do Senhor Jesus Cristo, do Espírito Santo e dos apóstolos. Quando deixamos de segui-la pecamos

Tiago conta-nos os passos que conduzem ao pecado. “Cada um é tentado pelo seu próprio desejo, que o atrai e seduz; a seguir, o desejo concebe e dá à luz o pecado, e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.” (Tiago 1:14-15). O homem peca porque deixa de resistir às tentações do diabo e, assim fazendo, viola a lei de Deus.

O processo de sedução começou desde o éden com o primeiro homem e a primeira mulher, pelo diabo (Gênesis 3:2), e continua até o dia presente. O homem foi, e é, culpado diante de Deus, e Paulo diz, “Lembrai-vos de que nesse tempo estáveis sem Cristo, afastados da cidadania de Israel, estranhos para as alianças da promessa, sem esperança e sem Deus neste mundo.  Mas agora, em Jesus Cristo, vós que estáveis longe fostes trazidos para perto, graças ao sangue de Cristo.”(Efésios 2:12).

Você entende por que precisamos apreciar a misericórdia de Deus? O homem não tinha esperança, além da culpa do pecado. Ele era impotente para livrar-se do pecado porque não podia resistir às tentações do diabo. “Mas Deus demonstra o seu amor para conosco porque Cristo morreu por nós quando ainda éramos pecadores. Assim,” tornados justos pelo sangue de Cristo, com maior razão seremos salvos da ira por meio d'Ele.” (Romanos 5:8-9).
É nos dito que, sob a nova aliança, “Porque Eu vou perdoar as suas faltas e não Me lembrarei mais dos seus pecados” (Hebreus 8:12). Conhecendo a misericórdia de Deus, bem como nossa fraqueza da carne, advertimos a todos: “Guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna” (Judas 1:21)  pois “Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hebreus 10:26-31)., e a que “Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna” (Hebreus 4:16).

Grato a Deus por sua Misericórdia. 


Eber Pedro

2 comentários:

  1. Ainda bem que a misericórdia de Deus é grandiosa para com nossas vidas pois não teriamos nem nascidos.
    muito bom que vc estão preocupados em passar essas verdades que muitos desconhece,continui assim que Deus os abênçõe cada dia mais....

    ResponderExcluir
  2. Cara valeu pelo post , realmente existem hoje mesmo Dentro das igrejas muitos que desconhecem essa verdade .

    ResponderExcluir